Barreirinhas

A cidade de Barreirinhas, distante cerca de 250km de São Luís, no estado do Maranhão, é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.

Estando em São Luís, você pode contratar um pacote que inclua os transfers de ida e de volta para Barreirinhas, incluindo as diárias de hotel e os passeios escolhidos, ou pode contratar em separado, tal como eu fiz.

Estando em qualquer hotel em São Luís, qualquer recepcionista pode lhe oferecer os passeios das "agências conveniadas" para os Lençóis Maranhenses. Alguns chegam a ter pequenos stands de agências dentro deles, porque é quase certo que o turista que visita São Luís deseja ir aos Lençóis Maranhenses. Ou, ao contrário, o turista vai a São Luís porque teve indicações dos lençóis, tal como eu.

Eu fiz bem em comparar os preços oferecidos ligando para pelo menos mais duas agências. Apesar de parecer que existe um certo padrão entre os preços oferecidos, acabei contratando uma agência não indicada pelo hotel, cujo preço foi mais em conta e obtive exatamente os mesmos serviços, pois nos trajetos de micro ônibus e nos passeios, havia gente usando diversas outras agências. Afinal, me parece que a agência que contrata pode ser uma, o transporte pode ser feito por outras e os passeios em Barreirinhas são sub-locados de agências de lá. Enfim, me pareceu que são apenas repasses de dinheiro.

Conversando com algumas pessoas que contrataram pacotes, não notei diferença entre a soma dos transfers de ida e de volta, hotel e passeios em relação ao pacote. Aliás, me parece que eu levei até ligeira vantagem no preço em comparação. Você deverá fazer o que lhe parecer mais confortável.

Passse o mouse sobre as fotos para ver as descrições e clique para ampliar:

Barreirinhas no maranhão - passadiço de madeira no cais fluvial Barreirinhas no maranhão - vista do passadiço de madeira no cais fluvial a partir de uma lancha no Rio Preguiças
Barreirinhas no maranhão - passadiço de madeira no cais fluvial. Barreirinhas no maranhão - vista do passadiço de madeira no cais fluvial a partir de uma lancha no Rio Preguiças.

 

Barreirinhas no Maranhão - praia fluvial vista do passadiço de madeira do cais fluvial Barreirinhas no Maranhão - detalhe da praia fluvial
Barreirinhas no Maranhão - praia fluvial vista do passadiço de madeira do cais fluvial. Barreirinhas no Maranhão - detalhe da praia fluvial.


Como chegar em Barreirinhas

Diferentemente de Fortaleza que possui vários micro ônibus e vans, abordando intensamente os turistas na orla, e oferencendo passeios para Jericoacoara e praias nas redondezas, praticamente não encontrei assédio deste tipo em São Luís.

Para quem deseja ficar apenas um dia e conhecer apenas os Lençóis Maranhenses, partindo de São Luís, as agências oferecem a opção do passeio "bate e volta", com ida e retrorno no mesmo dia.

Encontei "transfers" de São Luís para Barreirinhas com preços que variavam de R$ 50,00 a R$ 70,00 por segmento e por pessoa (incluindo crianças - a não ser que você suporte a criança por mais de três horas no colo, em uma poltrona onde você cabe justo) com idas em micro ônibus. Observei praticamente o mesmo conforto nos micro ônibus que encontei no caminho, de diferentes agências, na parada para lanche da ida e da volta. Alguns podem ser mais novos, com diferenças quase imperceptíveis, mas todos os modelos de micro ônibus são bastantes parecidos, com ar-condicionado e poltrona confortável e estreita, porém sem banheiro.

As paradas para lanche e banheiro são feitas normalmente na cidade de Bacabeira, em estaurantes pequenos que transformaram-se em tradicionais pontos de paradas para estes tipos de micro ônibus.

 

As saídas em São Luís ocorrem por volta das 5 horas da manhã, com chegada em Barreirinhas aproximadamente 9h30min. O ônibus pegará você no seu hotel e a agência lhe avisará do horário aproximado, de acordo com o roteiro prático do micro ônibus. Podem haver paradas em cerca de 8 hotéis ou mais. Não notei atrasos por parte das pessoas que iriam embarcar. Ao chegar em cada hotel, o pessoal já estava pronto.

O retorno para São Luís, independente de você ter feito o "bate e volta" ou não, ocorre por volta das 16h30min em Barreirinhas. O motorista já tem um roteiro otimizado, onde você pode ser um dos primeiros a entrar ou um dos últimos. Sendo um dos últimos, se você estiver em grupo, pode ter que sentar-se separado do seu par ou da sua família na viagem de cerca de 3 horas. A maioria das pessoas vai cochilando no ônibus - salvo algum tagarela que não lhe deixe dormir - e, obviamente, sem café da manhã.

Você pode definir livremente quantos dias de passeios e hospedagens deseja. Se contratou o "bate e volta", então praticamente nem conhecerá Barreirinhas e não terá tempo a perder, pois o caminho é objetivo: ao chegar em Barreirinhas, as "Toyotas" 4x4 das agências locais já estarão lhe esperando, normalmente na praça principal, onde o ônibus vai lhe deixar. Você será chamado pelo nome na lista do motorista. Para quem vai ficar mais de um dia, será levado pelo ônibus até a pousada para que faça o check-in, deixe lá no quarto as suas bagagens e aguarde a Toyota lhe pegar no próprio hotel.


A cidade de Barreirinhas

É uma cidade agradável com mais de 40 mil habitantes. As maior parte das suas ruas é de terra e barro. Em algumas, pisam-se sobre areias meio fofas, como em uma praia. O comércio local possui algumas lojas de souvenirs, muitos mercadinhos e açougues.

A cidade de Barreirinhas possui o que me parece ser uma boa praia fluvial, mas acredito que a maioria dos turistas não a aproveite, já que a maioria vai com o tempo contado e com a manhã e tarde preenchidas pelos passeios contratados.

Para encontrar restaurantes bons, dirija-se à margem do Rio Preguiças, no bem cuidado passadiço de madeira, próximo à praia fluvial local. Existem uns quatro ou cinco restaurantes com bom nível no local. Pelo menos encontrei os melhores somente por ali.

 

As ruas não são muito ordenadas e são um pouco confusas. Abuse dos chinelos, tal como se estivesse em Jericoacoara no Ceará. À noite arrisquei um tênis.

Enfim, a cidade não possui muitos atrativos, a não ser passear à noite pelo cais fluvial (das fotos acima) e escolher um bom restaurante para jantar, pois funciona mesmo é como ponto de apoio para os passeios afora.


Digite uma palavra ou termo qualquer para pesquisar dentro do site...

 

...ou clique abaixo diretamente sobre os links relacionados sugeridos:


Deseja contribuir com o seu comentário? Por favor, envie e-mail para webmaster@viajarbrasil.com.br

Os textos e as fotos do site não podem ser reproduzidos em outro meio sem o consentimento do autor.